Previous
Next

Conteúdo do Blog

Você sabe para que serve cada tipo de extintor?

Você sabia que existem vários tipos de extintores? E que cada um deles tem uma aplicação correta de acordo com as classes de incêndio? Listamos aqui os tipos de extintores e as aplicações para cada classes de incêndio:

EXTINTORES PÓ QUÍMICO – Indicado para incêndios de classe B (líquidos inflamáveis). Incêndios que geralmente ocorrem em superfícies, não deixam resíduos e acontecem quando da queima em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis.

EXTINTORES GÁS CARBÔNICO (CO2) – Indicado para incêndios de classe C (equipamentos elétricos). É asfixiante, devendo assim, se evitar o uso em ambientes pequenos/reclusos. Incêndios que ocorrem em equipamentos elétricos energizados, tais como: quadros de força, transformadores e qualquer outro equipamento de uso em aplicações de energia elétrica.

EXTINTORES ÁGUA (H20) à Indicado para incêndios de classe A (madeira, tecido, papel e materiais sólidos em geral). Age por resfriamento, e dependendo do caso, por abafamento. Incêndios que ocorrem em materiais sólidos combustíveis, que deixam resíduos, como: papel, madeira, tecido e borracha.

EXTINTORES ESPUMA MECÂNICA – Indicado para incêndios classe B, e também é eficiente para o tipo A. Age por abafamento, e por resfriamento em segundo momento. A espuma (tipo AFFF) forma um filme aquoso na superfície do combustível, dificultando a resignação do foco de fogo.

Na hora de comprar os equipamentos de segurança contra incêndio da sua residência e/ou empresa, é preciso não apenas escolher o tipo correto de equipamento, mas também um fornecedor de qualidade, que lhe venda um produto devidamente assegurado, que não irá lhe deixar na mão na hora do aperto.

Fonte: Bucco Conexões

Gostou? Compartilhe

Veja Mais