As classes de incêndio se dividem de acordo com o tipo de material que se encontra no estado de combustão e também pelo seu estágio. As cinco classes de incêndio são:
- A classe A.
- A classe B.
- A classe C.
- A classe D.
- A classe K.
Saiba mais sobre elas e suas características lendo esse artigo.
5 classes de incêndio e suas características
Existem cinco principais classes de incêndio. São elas:
- Classe A
Identifica-se pelo fogo em materiais sólidos que também podem deixar resíduos. Exemplos desses materiais são: madeira, tecido, papel, borracha e algodão. O extintor de incêndio mais adequado para esse caso é o de água pressurizada.
- Classe B
Acontece com a queima de líquidos, como graxa, ou gases inflamáveis, podendo também ser provocado por sólidos que se liquefazem. Alguns materiais que podem causar um incêndio dessa classe são os óleos, as tintas, o álcool, a gasolina e a parafina.
Para esse caso, os extintores indicados são os de pó químico, espuma mecânica ou gás carbônico. Isso porque eles abafam o lugar incendiado, interrompendo o processo de combustão. No entanto, é sempre importante lembrar de ter cuidado com o uso de gás carbônico em ambientes pequenos, já que ele pode asfixiar.
- Classe C
Classifica-se pelo incêndio em equipamentos elétricos energizados. Especificamente nesse caso, o fogo deve ser apagado por um agente extintor que não conduz energia elétrica.
Nunca se pode usar extintores à base de água ou de espuma mecânica nessas situações, já que esses materiais conduzem eletricidade.
Para esse caso, os extintores indicados são os de pó químico ou gás carbônico.
- Classe D
Essa é uma classe de incêndio em que os materiais de combustão são os metais pirofóricos. Os elementos desse tipo são:
- zircônio;
- magnésio;
- urânio;
- selênio;
- sódio;
- antimônio;
- lítio;
- zinco;
- potássio;
- alumínio fragmentado;
- titânio.
O extintor mais indicado para essa classe de incêndio é o Classe D.
- Classe K
Essa é a classificação do fogo em superfícies gordurosas ou oleosas nas cozinhas.
O extintor de incêndio a ser usado nesse caso é o saponificante Classe K.
Por que é importante conhecer as classes de incêndio?
É necessário que as classes de incêndio estejam bem claras na mente das pessoas para que, no caso de uma combustão acontecer, o combate ao fogo seja o mais eficaz possível, usando o tipo de extintor correto.
Isso evita erros comuns do nosso cotidiano, como pensar que qualquer fogo pode ser combatido com o uso de água, o que, na verdade, em alguns casos, pode até causar o agravamento das chamas.
Fonte: Shopfire