Previous
Next

Conteúdo do Blog

Quais os tipos e classificações de cada extintor?

Antes de adquirir o seu extintor, é preciso saber quais os tipos e classificações de cada extintor com base no tipo de material que o seu ambiente abriga e os diferentes riscos que oferece. 

Imprevistos e acidentes acontecem. Por isso, seja qual for o seu estabelecimento, especialmente em prédios, indústrias e comércios, é essencial contar com equipamentos de combate ao incêndio.

Para garantir o combate efetivo e evitar acidentes ainda maiores, existem diversos tipos de extintores, um para cada classe de incêndio. Confira cada um deles no artigo a seguir! 

O que são extintores e para que servem? 

Os extintores são a primeira linha de frente e um dos principais equipamentos de segurança na hora de combater um incêndio. Eles são desenvolvidos, principalmente, para evitar que o fogo se alastre e cause maiores estragos e ofereça mais riscos. 

Além disso, o extintor é um dos equipamentos obrigatórios do Corpo de Bombeiros, especialmente quando se trata de prédios, sejam residenciais ou comerciais, indústrias, comércio, entre outros. 

Para garantir o cumprimento dessa obrigatoriedade, existe um documento que é emitido pelo próprio Corpo de Bombeiros, conhecido como AVCB (Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros). Estabelecimentos que não possuem o AVCB em dia podem ser multados. 

Para saber quais extintores o seu estabelecimento precisa conter, é preciso conhecer os variados tamanhos e tipos que existem no mercado. Entenda! 

Quais são as classes de incêndio dos extintores?

Você sabia que os incêndios são divididos por classes? As características de queima de cada material, ou seja, o combustível que causa o incêndio, só podem ser apagadas com diferentes tipos de extintores. 

Um incêndio causado por uma pane elétrica, por exemplo, não pode ser apagado com água. Para você não correr o risco de usar o extintor errado, confira a classificação: 

  • Classe A: incêndios sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha. 
  • Classe B: incêndios causados por líquidos inflamáveis. 
  • Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos. 
  • Classe D: incêndios causados por metais pirofóricos como alumínio, sódio e magnésio. 
  • Classe K: incêndios causados por óleos e gorduras. 

Tipos e classificações de cada extintor 

Existe uma grande variedade de modelos de extintores que se diferenciam pelo peso e pelo tamanho, por exemplo. Como vimos, existem diversos tipos de incêndios que devem ser combatidos por um tipo específico de extintor. Conheça a classificação dos extintores:  

Água

Usados para combater os incêndios de Classe A (papel, tecidos, madeira, etc), os extintores de água agem por resfriamento. De forma nenhuma ele deve ser usado para apagar incêndios causados por líquidos e gases inflamáveis ou equipamentos elétricos. 

Gás Carbônico (CO2)

O extintor de gás carbônico é usado para combater incêndios de Classe B (líquidos inflamáveis) e C (equipamentos elétricos), pois são incêndios que não podem ser combatidos com água. Logo, eles combatem o incêndio por abafamento, extinguindo o oxigênio do local. 

Pó Químico BC

Também utilizado para combater os incêndios de Classe B e C, o extintor de Pó Químico BC também age por abafamento, mas por meio de reações químicas do bicarbonato de sódio. 

Pó Químico ABC 

O extintor de Pó Químico ABC é um agente químico mais completo que pode ser usado em qualquer classe de incêndio, extinguindo o fogo por abafamento por meio do Fosfato Monoamônico. 

Espuma Mecânica 

Esse extintor combate os incêndios da Classe A e B. A espuma mecânica age por resfriamento e abafamento. 

O risco do uso inadequado dos extintores de incêndio 

É fundamental ter em mente que utilizar um tipo de extintor em um incêndio inadequado pode colocar em risco a vida das pessoas e a segurança do local. Quando você utiliza o extintor de apagar incêndio de papel em um incêndio de líquido inflamável, a água fará com que o líquido se espalhe e aumente os riscos do incêndio. Portanto, fique atento! 

A importância da manutenção e recarga 

tipos e classificações de extintor

Os extintores possuem data de validade. Isso sem contar os cuidados com a manutenção, preservação e inspeção constante que os equipamentos de combate ao incêndio oferecem. Para garantir o funcionamento apropriado em caso de emergência, é preciso ficar atento a esses detalhes. 

As inspeções, por exemplo, devem ser realizadas por uma pessoa habilitada, como um bombeiro. Ele é quem vai avaliar todas as condições dos extintores e de outros equipamentos para ter certeza de que estão aptos para uso. 

Com essas dicas, seu ambiente estará protegido contra acidentes causados pelo fogo.

Fonte: shopfire

Gostou? Compartilhe

Veja Mais